Por que fazer intercâmbio?

Acho que essa é uma pergunta que todos que querem fazer faz para si. Para responder isso temos que analisar o intercâmbio de todos os ângulos.

Através do intercâmbio você consegue aprender uma língua e uma cultura diferente da nossa da melhor forma: vivendo. Não importa o tanto de tempo que você passe no lugar. A experiência que você vai ter ao passar por isso é única. Você sempre vai poder dizer: “eu passei por isso” ou ainda “eu sei disso porque eu vivi isso”. Nessa experiência você aprende pessoas do mundo todo conhece lugares novos e diferentes e enriquece o seu aprendizado e vocabulário.

 Também é através desse intercâmbio que você cria contatos, pra que, num dia, quem sabe, você possa voltar ao local para passear, ou até mesmo, para conseguir alguma oportunidade de emprego e por onde começar num novo país.

Eu, por exemplo, sempre tive o sonho de conhecer os Estados Unidos. Como nós praticamente copiamos tudo o que vem de lá, isso colaborou para que eu desejasse isso. E passar esse tempo vivendo no país, vou poder ver de perto e conhecer um pouco o tão desejado “Sonho Americano”. Quem sabe um dia eu possa voltar para ficar (outro grande sonho meu, hehe).

Mas o intercâmbio é diferente para cada pessoa. Quem faz o intercâmbio é você. Tudo vai depender do que você faz e de como você encara as coisas. Sempre ouvi histórias boas e histórias ruins. Já ouvi de muitas pessoas que o tal “Sonho americano” não passa de ilusão. Mas depende da oportunidade que cada um teve e de como cada um soube aproveitar sua chance. Cabe a cada um “arriscar”.

Para algumas pessoas pode ser difícil o processo de se adaptar com os costumes locais, como a alimentação, os hábitos, a educação. Mas para outros, como eu, assim acredito, isso não será um problema. Na verdade, vai ser até bom sair um pouco de nossa rotina. Ao fazer intercâmbio, você tem que ser flexível e estar aberto às possibilidades. É você que escolhe pra onde quer ir, o que quer fazer, e como quer fazê-lo.

Tipos de intercâmbios

Existem vários tipos de intercâmbios. Os principais são:

Intercâmbio de Idiomas – cursar um curso de idiomas em uma país estrangeiro (que é o que eu vou fazer);

Intercâmbio de High School – cursar o ensino médio no exterior (que deve ser muito bom),

Intercâmbio de Trabalho – intercâmbio sem o curso de idiomas onde o intercambista trabalha temporariamente e com remuneração em uma empresa no exterior, geralmente em resorts de esqui, cassinos, hotéis e parques temáticos, como a Disney.

Também existem outros tipos, como:

Intercâmbio de Estudantes – intercâmbios no exterior onde dois alunos de países diferentes passam uma temporada na casa do outro, posteriormente invertendo suas permanências.

Intercâmbio Universitário – o estudante estuda em uma universidade no exterior. Em alguns casos pode até mesmo receber bolsa de estudos, principalmente você que pratica algum esporte.

Intercâmbio Acadêmico – similar ao intercâmbio universitário, mas se referindo prioritariamente a curso de elevado nível acadêmico, como Pós-Graduação, Especialização ou PhD no exterior.

Intercâmbio de AuPair – Intercâmbio onde o intercambista mora e trabalha na casa de uma família anfitriã no exterior tomando conta de crianças (muito conhecido).

E o mais curioso e pouco praticado de todos é um intercâmbio invertido:

Intercâmbio no Brasil – programa de intercâmbio sem sair do Brasil onde o estudante brasileiro recebe um intercambista estrangeiro em sua casa, lhe proporcionando acomodação e alimentação gratuitamente, por exemplo. O estudante brasileiro ganha em troca a mesma possibilidade de viajar para aquele país ou algum outro e permanecer por período semelhante. Cada um arca com sua passagem aérea, seguro de viagens e todos os outros gastos pessoais.

Agora basta escolher aquele que melhor se encaixe com o seu perfil.

4 responses

12 07 2011
Karina Mattaraia Neme

álefe!!! Eu vou acompanhar seu blog!!! =) quero saber das experiências!!! =)) aproveitee, boa sorte!!

12 07 2011
Álefe Cintra

Acompanhe sim, Karina. Vai ser bem legal. Obrigado…

24 07 2012
vivian

Adorei seu blog 🙂 escreve mais

24 01 2018
8 dicas para escolher melhor o destino do seu intercâmbio

[…] DIÁRIO DO INTERCÂMBIO […]

Deixe um comentário