Nova York

“A Cidade Que Nunca Dorme”

Nova York é a cidade mais povoada do Estado de Nova Iorque, dos Estados Unidos da América e a segunda maior aglomeração urbana do continente. Nova Iorque é considerada uma cidade global, dada a influência exercida por ela sobre o comércio mundial, finanças, cultura, moda e entretenimento. Além do mais, nela se localiza a sede da Organização das Nações Unidas e é também um importante centro de negócios internacionais. A cidade é muitas vezes referida como New York City, para diferenciá-la do Estado de Nova Iorque, do qual faz parte.

A cidade está localizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do Rio Hudson. O centro da cidade fica nas coordenadas 40º 42’51’’ N de latitude e 74º 0’23’’ W de longitude. A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos d’água: Brooklyn (azul) e Queens (verde), que ocupam a parte oeste da ilha de Long Island; as ilhas de Manhattan (vermelho) e de Staten Island (laranja); e o Bronx (roxo), ao norte, ligado ao continente. Vários distritos adjacentes, no próprio Estado de Nova York e no Estado de Nova Jersey, fazem parte da zona metropolitana.

A ilha de Manhattan, delimitada a oeste pelo Rio Hudson e a leste pelo Rio East, é a área mais turística e o centro financeiro e comercial da cidade. O plano urbano de Manhattan consiste basicamente de avenidas, que correm na direção norte-sul ou sul-norte, e ruas, que correm na direção leste-oeste ou oeste-leste. Tanto as ruas como as avenidas costumam ser numeradas (ex., Rua 46, Sexta Avenida) e as referências aos endereços nesta parte da cidade costumam incluir o cruzamento mais próximo (ex., número 1185 da Sexta Avenida, entre as Ruas 46 e 47 Oeste). A “Broadway” é uma via pública que corta a ilha diagonalmente na direção de norte a sul.

Manhattan é tradicionalmente dividida em bairros, da seguinte maneira aproximada:

  • Downtown (Centro) – abaixo da Rua 1;
  • Village – entre as Ruas 1 e 14; dividido entre Greenwich Village (a oeste da Broadway) e East Village, a leste da Broadway;
  • Chelsea – entre as Ruas 14 e 34;
  • Midtown – entre as Ruas 34 e 59;
  • Upper West Side – entre as Ruas 59 e 110, a oeste da Quinta Avenida;
  • Upper East Side – entre as Ruas 59 e 110, a leste da Quinta Avenida;
  • Harlem – entre as Ruas 110 e 145;
  • A área composta pelas ruas acima da 145 não possui designação especial.

História

Antes da chegada dos europeus, a área onde está localizada atualmente a cidade de Nova York era ocupada por índios algonquinos. Em 1524, o explorador florentino Giovanni di Verrazano descobriu a baía de Nova York. Em 1609, o explorador inglês Henry Hudson subiu o rio que hoje tem o seu nome. Em 1625, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais comprou a ilha de Manhattan (segundo a tradição, por bugigangas equivalentes a 24 dólares) dos índios e estabeleceu a cidade de Nova Amsterdam, que foi capturada posteriormente pelos ingleses em 1664 e renomeada em homenagem ao Duque de York. A cidade de Nova York foi capital americana entre 1789 e 1790. Em meados do século XIX, a cidade tornou-se o maior porto de imigração do país, o que parcialmente explica a diversidade étnica atual.

Em 1898, o legislativo estadual criou a Grande Nova York, com os cinco distritos mencionados acima. Hoje, Nova York é a maior cidade dos EUA, com 8.008.278 habitantes (U.S. Bureau of the Census, 2000). A cidade é o maior centro financeiro mundial e um dos melhores lugares do planeta em termos de entretenimento e artes, recebendo anualmente mais de 38 milhões de visitantes (2000), inclusive brasileiros (foram 150.000, segundo dados de 1999, em 7º lugar na lista de nacionalidades que mais visitam a cidade). Nova York também é a sede da Organização das Nações Unidas.  

  • População da cidade: 8.008.278 (2000)
  • População da área metropolitana: 11.685.650 (2000)
  • Superfície municipal: 946 km²
  • Densidade demográfica: 8.465 pessoas por km²
  • Altitude: Nível do mar

A cidade é o berço de muitos movimentos culturais, incluindo o Renascimento de Harlem na literatura e nas artes visuais; o expressionismo abstrato (também conhecido como Escola de Nova Iorque) na pintura; o hip hop; o punk; a salsa, disco e Tin Pan Alley na música.

A cidade é muitas vezes referida como “a cidade que nunca dorme”, enquanto outros apelidos incluem “Capital do Mundo”, “Gotham” e “Big Apple”. Segundo algumas fontes, o termo “Big Apple” (ou “Grande Maçã”), apelido da cidade de Nova York, teria sido originalmente usado nos anos 20 e 30 por músicos de jazz que diziam haver “muitas maçãs na árvore do sucesso, mas quando se escolhe a cidade de Nova York você escolhe A grande maçã”. Há outras versões, envolvendo desde clubes de jazz até corrida de cavalos.

Clima

Nova Iorque possui um clima temperado continental úmido, possuindo quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. Entretanto, o tempo em Nova Iorque é instável, podendo ocorrer baixas temperaturas e tempestades de neve perto do fim da primavera ou logo no início do outono.

Os invernos da cidade são frios (embora mais quentes do que no interior, dado a sua localização), e eventualmente tempestades de neve podem paralisar completamente a cidade, com mais de 30 centímetros de neve. No inverno, a temperatura média é de 1ºC. As primaveras na cidade são amenas, possuindo máximas que variam entre 10 °C a 15 °C, em março, e a 20 °C a 25 °C em junho. Os verões da cidade são quentes e úmidos, com máximas entre 32 °C a 38 °C, e temperatura média de 23 °C. A temperatura mais alta já registrada em Nova Iorque foi de 42 °C, no ano de 1966, em 3 de julho.

Mês

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Temperatura média mínima (°C)

-4 -3 2 7 12 17 20 19 16 10 5 -1

Temperatura média máxima (°C)

3 4 10 15 22 27 30 29 24 18 12 6

Alguns Pontos Turísticos

Muitos distritos e pontos turísticos da cidade tornaram-se conhecidos mundialmente:

  • A Estátua da Liberdade recebeu milhões de imigrantes que vieram para o país no final do século XIX e início do século XX.
  • Times Square, iconizado como “A Encruzilhada do Mundo”, é o centro iluminado da zona dos teatros da Broadway, um dos mais movimentados cruzamentos de pedestres do mundo, e um importante centro da indústria de entretenimento.
  • Wall Street, em Manhattan, é um dominante centro financeiro global desde a Segunda Guerra Mundial e é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
  • O bairro Chinatown, em Manhattan, atrai multidões de turistas para suas calçadas movimentadas e estabelecimentos de varejo.
  • Escolas de classe mundial e universidades, como a Universidade Columbia e a Universidade de Nova Iorque também residem na cidade.
  • Nova Iorque também é o lar de alguns dos arranha-céus mais altos do mundo, incluindo o Empire State Building e as extintas torres gêmeas do World Trade Center.

 

Informações Básicas

Aeroportos = Nova York possui 3 aeroportos, com movimento total de 89,3 milhões de pessoas e 1,2 milhão de vôos em 1999:

  • JOHN F. KENNEDY – JFK
  • LA GUARDIA – LGA
  • NEWARK – EWR

Fuso Horário =  Nova York está 5 horas atrás do meridiano de Greenwich (ou seja, GMT -5) e 2 horas atrás do horário oficial do Brasil (-2 horas em relação a Brasília). No verão nova-iorquino, eles também tem o conhecido horário de verão (adianta-se uma hora no primeiro domingo de abril; atrasa-se uma hora no último domingo de outubro), prática similar adotada no Brasil de outubro até fevereiro. A diferença de horário com o Brasil cai para 1 hora a menos (-1 hora em relação a Brasília); no inverno nova-iorquino, a diferença aumenta para 3 horas a menos (-3 horas em relação a Brasília).

Eletricidade = A voltagem é de 110 V e a ciclagem, 60.

Comércio = O comércio funciona normalmente das 9:00 às 19:00 horas, inclusive aos sábados e domingos. As grandes lojas de departamento (“department stores”) ficam geralmente abertas às segundas e quintas-feiras até as 21:00 horas, e aos domingos até as 18:00 horas. Os “shopping centers” (localizados fora do centro da cidade) ficam abertos diariamente até as 21:00 horas.

Comunicações = O sistema de telefonia é de boa qualidade. Os serviços celulares têm qualidade variada. Os serviços de correios e telégrafos são diversificados, confiáveis e de excelente qualidade.

  • Para fazer ligações telefônicas de Nova York para o Brasil, digite 011 + 55 + [código da cidade] + [número do telefone].
  • Para ligar do Brasil para Nova York, digite 00 + [código da operadora, que pode ser 21 ou 23] + 1 + [código de área] + [número do telefone].
  • Para fazer ligações interurbanas a partir de Nova York, digite 1 + [código de área] + [número do telefone].

Há outros serviços de telefonia internacional e interurbana (consulte a lista telefônica ou o seu hotel). Existem também cartões de telefone pré-pagos, que são adquiridos em bancas de jornais e mercados, podem ser usados para chamadas urbanas, interurbanas ou internacionais e cuja tarifa pode ser mais barata do que o sistema convencional. A cidade de Nova York possui os seguintes códigos telefônicos de área:

  • Manhattan – 212, 646 e 917
  • Brooklyn, Queens, Bronx – 718
  • Newark, NJ – 201
  • Nassau County – 516
  • Westchester County – 914
  • Celulares e pagers – 917, 347 e 646

Quando você, estando em Nova York, quiser ligar para um telefone situado em outra área, lembre-se de digitar o 1 antes do código. Por exemplo: se o seu código de área é 212 e você deseja ligar para o telefone (917) 555-5555, você deverá discar 1-917-555-5555. Se você precisa acessar a Internet e o seu hotel não fornece este serviço, uma solução é a rede de lojas Kinko’s, cujas filiais costumam oferecer acesso à Rede.

Telefones Úteis:

  • Em caso de Emergência – Polícia, Corpo de Bombeiros ou Ambulância: 911
  • Consulta a lista telefônica local ou nacional: 411
  • Reclamação contra táxis: (212) NYC-TAXI ou (212) 692-8294
  • Assistência ao Viajante: (718) 656-4870
  • Assuntos do Consumidor: (212) 487-4398 ou (718) 286-2994
  • Em caso de envenenamento: (212) 764-7667 ou (212) 340-4494
  • Autoridade de Trânsito de Nova York (MTA): (718) 330-3000
  • Consulado-Geral do Brasil em Nova York: (917) 777-7777

(Fontes: Consulado-Geral do Brasil em Nova York e Wikipédia).

17 responses

14 09 2011
Ric

muito bom esse blog hein principalmenetepara quem é fanatico por nova iork como eu!! abrçao

16 09 2011
Álefe Cintra

hahaha. Sim, pra quem eh fanatico eh otimo. Tbm sou fanatico por isso aqui!

30 11 2011
thais

nossa nao tenho palavras cidade linda nao e meu sonho conhece nao mais se eu tivesse oportunidade iria sim mesmo sabendo que e um luga muito procurado pelos terroristas porisso amo meu brasil

3 10 2012
Thais Stella

Eu também sou de Ribeirão Preto e farei um intercambio de 6 meses para NY ano que vem , não vejo a hora, estou pegando muitas dicas com você 🙂

3 10 2012
Álefe Cintra

Que legal, Thais. Estamos pertinho então. Tenho certeza que vc vai amar o intercâmbio, ainda mais porque vai ficar por lá 6 meses. Vai ser incrível. Se tiver alguma dúvida pré-viagem, pode entrar em contato. Abraços

13 10 2012
diego pessoa

viagem do meu sonho !! ainda vou realizar este sonho !!

15 10 2012
Álefe Cintra

Você não vai se arrepender!!

13 12 2012
Soares Tatianemariadasilva

Parabéns , muito bom os seus post bem explicativo ,bem detalhado obrigadíssimooo pela ajuda 😉

13 12 2012
Álefe Cintra

Obrigado vc por ler meu blog. =)

13 08 2013
Sandra

Gostei muito das dicas, continue postando dicas sobre restaurantes baratinhos e também sobre como andar de metrô, acho difícil, estacoes próximas a pontos turísticos , etc.

17 10 2013
Nanda

qual plano de assistencia medica voce usou?

7 11 2014
lanams

Suas dicas foram bem úteis para mim!

13 02 2016
mariana

Suas dicas foram muito esclarecedoras!! Vou fazer intercâmbio de férias lá também e estava tão ansiosa!! Estou agora também com um blog sobre isso, passem lá!

http://intercambioesonhos.blogspot.com.br/

18 07 2016
Marcela Benatto

Olá, quero fazer um intercâmbio para NY ano que vem, mas tenho várias dúvidas. Poderia me ajudar?

18 07 2016
Álefe Cintra

Claro. Me chame no Facebook

16 01 2017
Angélica de Abreu

Muito bom o blog, também estou indo pela EF, apesar da empolgação em conhecer NY, da um medinho, mas muito esclarecedor o blog, amei. Obrigada

17 01 2017
Álefe Cintra

Oi, Angélica. Que bom que o blog ajudou de certa forma. Esse medo é normal, também senti muito antes de ir, principalmente na semana da viagem. Mas prometo que será a melhor experiência da sua vida. Aproveite muito!

Deixe um comentário