Como fazer?

Como fazer um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é a realização de um sonho a muito esperado para muitos estudantes, assim como eu. Então queremos que tudo seja feito da melhor maneira possível. Muitos têm dúvida do que é preciso fazer para essa realização. A primeira decisão vocês já tiveram: querem fazer intercâmbio. Ok. Mas e partir daí, o que é preciso ser feito? Pensando nisso preparei esse passo a passo pra vocês…

Passo a Passo

1) ESCOLHENDO O PAÍS – A escolha toda depende de você. Qual país lhe agrada mais ou qual você tem mais curiosidade de conhecer? Cada vez mais as agências expandem suas pontes para países diferentes. Uma boa dica é ter duas opções, pois se você não puder ir para o país de sua primeira escolha, você terá um segundo plano. No meu caso eu não fiz isso, pois se não fosse para os EUA, no máximo iria pra Inglaterra, mas não seria a mesma coisa.

2) ESCOLHENDO A MELHOR AGÊNCIA – Acho que isso varia de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo, mal pesquisei. Já tinha ouvido falar nela e tive boas indicações. Fui até lá, conversei, fiz orçamento e decidi que seria com eles. Mas é bom pesquisar em todos os lugares possíveis para saber as opções, principalmente em valores e benefícios.

3) ESCOLHENDO O MELHOR PROGRAMA – Existem vários tipos diferentes de programas de intercâmbio que você pode escolher para fazer. Por exemplo, eu escolhi o de idiomas. Mas existem muitos outros (como descrevi na página “Por que fazer intercâmbio?”). Os programas variam muito de país para país. Tudo depende do país que você vai escolher.

4) PASSAPORTE – A primeira coisa a se fazer é tirar seu passaporte. Ele é feito através da Polícia Militar de sua cidade. Demora de dois a três meses pra ficar pronto. Se puder tire ele antes mesmo de procurar uma agência. Foi o que eu fiz. Dei a entrada em novembro/dezembro de 2010. Fui agendado para o começo de fevereiro de 2011. Pelo menos ele fica pronto em 10 dias ou menos.

5) VISTO – A parte mais chata do processo e a que realmente define se você fará ou não o intercâmbio. É agendada uma entrevista no consulado do país escolhido (no Brasil existem 4 consulados americanos: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife) onde você deve comparecer munido do maior número de documentos possíveis. Se for alguém que vai pagar a viagem pra você, como seu pai, seu tio, seu avô, leve documentos deles também. Como eu não conheço o processo dos outros países, vou dar o exemplo do visto americano. A minha dica é não fazer esse agendamento por conta própria (que é possível através do site do consulado), e sim contratar um despachante da cidade onde você fará a entrevista. A boa notícia é que o processo para tirar o visto de estudante é mais rápido do que para o de turismo (todo o meu processo demorou no máximo 3 semanas, quase um mês). E muito mais fácil de se obter também. Nessa etapa você vai precisar gastar uma boa graninha com a taxa consular, o despachante, a taxa de agendamento e a taxa SEVIS (uma taxa que você paga para o governo americano). Mas lembrem-se, cada caso é um caso. As coisas podem acontecer diferentes, principalmente na entrevista. Depende de quem você pega na hora. A entrevista é feita em 5 etapas:

  1. Pegar uma senha;
  2. Entrega dos principais documentos (passaporte, comprovante de pagamento do agendamento e da taxa SEVIS, e o I-20, que é um documento mandado pela escola americana pra onde você está indo. Isso você recebe através de sua agência);
  3. Cadastramento de suas digitais;
  4. A entrevista: aqui você fala com um americano, em português, onde a pessoa te faz várias perguntas sobre você, sua família, sua viagem, e te pede alguns documentos também. É essa pessoa que define se você ganha ou não o visto. E ele já te fala na hora.
  5. Se você conseguiu, você deve deixar seu passaporte com eles e você paga o Sedex para que eles te entreguem em casa o seu passaporte já com o visto. Eles falam que chega em 10 dias, mas o meu chegou em 4.

6) REUNIÕES – Depois de obtido o visto, avisa a agência, e continuar o pagamento, você tem algumas reuniões com a agência antes de viajar, onde você é instruído, tira dúvidas, te explicam todas as medidas de segurança, dicas, e outras coisas. No meu caso, como é um intercâmbio de idioma, vou fazer uma prova pra ver o meu nível de inglês, para saber em que turma começar lá. Nessa etapa você já começa a preparar sua mala, escolhendo ou comprando roupas adequadas à estação em que você vai passar no país escolhido. Eu escolhi o outono. No final da minha viagem o frio já começa a dar as caras, então minhas roupas são mais para o frio do que para o calor.

7) INTERCÂMBIO – A viagem em si. Chegou o grande dia…

Uma dica: ao encontrar a agência e o programa que mais se encaixa, dê início ao processo de preferência com 5 meses de antecedência, antes da data do início do intercâmbio. Por exemplo, eu vou viajar em setembro e dei início ao processo na agência em abril do mesmo ano. Ainda assim não foi tão cedo, se puder comece antes, porque o processo leva muito tempo na geração de papéis, documentos, visto, exames etc.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Qualquer dúvida, ou se quiserem algumas dicas, escrevam nos comentários que eu respondo…

7 responses

17 12 2011
Lais

Oi, eu também vou para a EF em NY e queria saber se e fácil conhecer as pessoas e fazer amigos la.
Muito legal seu diário, ajudou muito.

3 02 2012
Álefe Cintra

Com certeza. Já no primeiro dia vc faz amigos. E não se preocupe, é normal as vezes vc ficar mais com brasileiros. A não ser que vc foque em aprender mesmo e ande mais com amigos estrangeiros… bjs

27 12 2012
Chayenne Guerreiro

Queria muito fazer pela EF, pra NY, quanto vc pagou? com a EF e pra tirar o visto??

27 12 2012
Álefe Cintra

Eu gostei muito de fazer pela EF. Tudo de ótima qualidade mesmo. Então, sobre os valores, é melhor vc entrar em contato com alguma das agências pra te informar melhor, não sei se o preço continua o mesmo e tal. Quanto ao visto, você paga a taxa de agendamento, de 200 e pouco, e depois tem mais um valor, que é o da entrega do documento na sua casa.

3 04 2013
Isabela

Oi, vou fazer intercâmbio pela EF em NY, mas gostaria de saber o que você achou do curso, se é bom, se te ajudou e como funciona aquele certificado pela Cambridge. Ah, e a sua sala tinha muitos ou poucos alunos? Enfim, é isso. Espero que eu aproveite bastante! Sou menor de idade, tenho 16 anos, a EF tem alguma restrição de horário ou algo do tipo com menores de idade?

3 04 2013
Álefe Cintra

Oi, Isabela. Essas perguntas eu já respondi nos posts, mas repito aqui pra vc. Gostei muito do curso e do método usado. Me ajudou muito. Hoje minha pronúncia e vocabulário estão mil vezes melhores do que antes. O certificado da Cambridge você ganha no final do curo, após fazer a prova de fim de curso. Minha sala era bem pequena. No começo éramos em 10, mais ou menos. No final estávamos em 3 ou 4 fixo. É porque tem semana que tem muitos alunos fazendo intercâmbio e outras não. Sempre entra e sai gente. Quanto ao horário, acho que só pra quem faz High School. Fora isso não.

5 08 2015
Nati Santos

Boa noite,queria uma ajuda como fazer uma prova de intercambio,sou estudante e ta valendo 10pontos,a prof vai passar para avaliar cada aluno,e como não sou boa em inglês queria muita uma ajuda

Deixe um comentário